Operação Ágata: Forças Armadas realizam Ação Cívico-Social em comunidade ribeirinha do Amazonas

46 atendimentos médicos e 20 atendimentos odontológicos gratuitos foram realizados na comunidade

 

  • A Ação Cívico-Social (ACISO) aconteceu durante a Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara - na comunidade Areal, em uma região indígena com etnia de predominância Baniwa. As atividades foram desenvolvidas por militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), adjudicados ao Comando Conjunto para esta Operação.
  • Foram 66 atendimentos médicos e odontológicos gratuitos à população local, além da realização de exames laboratoriais, distribuição de 20 kits de higiene bucal e 250 medicamentos. Essa é a Mão Amiga das Forças Armadas em assistência ao governo nos lugares mais inóspitos da Amazônia Ocidental.
  • A atividade iniciou com o hasteamento da Bandeira Nacional realizada pelo ancião da comunidade, senhor Feliciano, e contou com a participação de moradores juntamente com a tropa do 3º BIS. Além dos atendimentos na área da saúde, também foram oferecidas atividades sociais, culturais e ações de Defesa Civil, momento em que foram exibidos filmes infantis, realizadas reuniões com as lideranças locais e, simultaneamente aos atendimentos, feita a doação de 50 quilos de alimentos, bem como roupas aos moradores da comunidade.
  • A Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara é coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

 

Ancião da comunidade Areal, no Amazonas realiza hasteamento da Bandeira Nacional Brasileira durante cerimônia promovida pelos militares