Mostra Cultural da Marinha do Brasil no Mirante Lúcia Almeida (Foto: MN-RM2 WELINGTON)
O Comando do 9º Distrito Naval inaugura, no dia 4 de julho de 2024, a Mostra Cultural “A Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental” no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus-AM. Com a Mostra, os turistas e visitantes do espaço poderão conhecer um pouco da trajetória da Marinha na região amazônica, assim como as ações de Patrulha Naval, Assistência Hospitalar, entre outras.
A Mostra será inaugurada às 16h30, com a presença do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, além de representantes da sociedade civil e da comunidade náutica em Manaus.
Dentre os itens expostos na Mostra, está o busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. Ao redor do busto, o visitante também pode visualizar o mastro da Bandeira Nacional, um quadro de nós e boias de sinalização náutica. O espaço conta, ainda com a réplica de um passadiço (compartimento do navio de onde o mesmo é comandado).
O público também poderá conferir uma réplica do quadro “A Conquista da amazônia” de 1907, do pintor niteroiense Antônio Parreiras (1860-1937), que retrata a épica expedição chefiada por explorador Pedro Teixeira (1587-1641) pelo Rio Amazonas, no ano de 1637; réplicas de algumas obras do artista manauara Moacir Andrade; além de uma encenação dos defensores da Amazônia do artista plástico parintinense Juarez Lima.
Por meio de painéis de fotos, totens fixos e interativo, são apresentadas as atividades da Marinha do Brasil na atenção às comunidades ribeirinhas, na Amazônia Azul, região do mar que pertence ao Brasil, e na Antártica, outro ambiente de pesquisa e preservação do qual o Brasil participa. Uma linha do tempo também marca a fundação das Organizações Militares que foram criadas pela Marinha para atuarem na defesa da Amazônia Ocidental.
A concepção da Mostra Cultural “A Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental” foi possível graças à concessão do espaço pela Prefeitura de Manaus, e a colaboração de empresas parceiras: o Estaleiro Bertolini, o Estaleiro Juruá, o Estaleiro Bibi, a Navegação Waldomiro Lustosa, a Trevo Navegação, a Yamaha Motor e as empresas de praticagem PROA, Manaus Pilots e Praticagem de Manaus.
Mostra Cultural da Marinha do Brasil no Mirante Lúcia Almeida (Foto: 2ºSG-PL Sousa)
Mostra Cultural da Marinha do Brasil no Mirante Lúcia Almeida (Foto: 2ºSG-PL Sousa)
Mostra Cultural da Marinha do Brasil no Mirante Lúcia Almeida (Foto: 2ºSG-PL Sousa)