Cerca de 200 militares atuam na "Chapa Quente", nas proximidades do Encontro das Águas, para fiscalizar as embarcações (Foto: SD-FN Isaac)
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), está fiscalizando as embarcações que estão a caminho do Festival Folclórico de Parintins, entre os dias 24 de junho e 3 de julho, no âmbito da Operação Parintins 2024. Foram instalados postos de fiscalização em Manaus, Itacoatiara e Parintins, incluindo a “Chapa Quente”, posto estratégico localizado nas proximidades do Encontro das Águas. Nas primeiras 24 horas de operação, a Marinha fiscalizou 24 embarcações, que transportavam mais de 2 mil pessoas. Desse total, três embarcações foram notificadas.
Realizada todos os anos pela CFAOC, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, a Operação Parintins tem o objetivo de contribuir para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nas águas interiores, tendo em vista que milhares de visitantes se deslocarão pelos rios antes, durante e depois do Festival de Parintins.
A Marinha realiza fiscalizações nas 24 horas do dia, em postos localizados em Manaus, Itacoatiara e Parintins, para evitar que embarcações irregulares sigam viagem colocando em risco a vida dos passageiros. Serão mais de 500 militares envolvidos durante toda a operação.
Inspetores navais fiscalizam embarcação durante a chegada na cidade de Parintins (Foto: 2ºSG-MR Gustavo)
Nos pontos de fiscalização, os inspetores navais verificam se as embarcações possuem o “Passe”, se a lotação está dentro dos limites seguros, se dispõe de equipamentos de salvatagem para todos os passageiros, se a habilitação dos tripulantes está regular, dentro itens de segurança.
A estrutura montada pela Marinha do Brasil no Encontro das Águas, conhecida como “Chapa Quente”, foi disponibilizada para outros órgãos, como a Prefeitura de Manaus, Polícias Civil e Militar, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, ARSEPAM, entre outros. Dessa forma, durante a operação, além dos aspectos relacionados à Segurança da Navegação, poderá ser verificada a existências de diversos ilícitos.
A população pode entrar em contato com a Capitania para denunciar possíveis irregularidades ou situações de emergência por meio número 185 e do Disque-Denúncia (92) 99302-5040.
“Marinha do Brasil e Festival Folclórico de Parintins, sua segurança para nós é motivo de festa”
Documentação de embarcação e tripulantes são apresentadas à Marinha do Brasil durante inspeção (Foto: Marinha do Brasil)
A Chapa Quente é um dos Postos de Fiscalização da Marinha durante a Operação Parintins 2024 (Foto: SD-FN Isaac)