Capitania Fluvial de Porto Velho revitaliza monumento ao Patrono da Marinha do Brasil

Estátua do Almirante Tamandaré recebeu novas placas que descrevem a trajetória do Patrono da Marinha

O monumento em homenagem ao Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em Porto Velho (RO), passou por uma recente revitalização, trazendo configuração de placas mais seguras e modernas.

As novas placas, além de descreverem brevemente sobre o Almirante Tamandaré, também trazem um QRCode que direciona a uma página que conta a história do Patrono: https://www.mar.mil.br/hotsites/tamandare/

Inaugurado em 23 de junho de 2023, o monumento faz parte do projeto de valorização dos Vultos Navais, coordenado pelo Comando da Marinha e conta com o apoio de importantes parceiros entre instituições públicas e privadas. Na capital rondoniense, está localizado em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus, e é o terceiro na área de jurisdição do 9° Distrito Naval, que compreende os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

 

Patrono da Marinha

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, além de militar exemplar e exímio marinheiro, também participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e a Guerra do Paraguai. Em seus 66 anos de serviço à Marinha do Brasil, o Marquês de Tamandaré deixou como legado sua honradez e bravura, virtudes que servem como inspiração e exemplo para todos os brasileiros.