Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Solimões” realiza a sondagem de pontos críticos à navegação no rio Madeira
Em continuidade ao Plano de Ação conduzido pelo Comando do 9° Distrito Naval para o período de seca na Amazônia Ocidental, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Solimões”, subordinado ao Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste (CHN-9), está realizando, desde o dia 03 de julho, a sondagem de pontos críticos do rio Madeira. O navio irá realizar, durante 80 dias, a sondagem de 33 pontos críticos à navegação.
O levantamento hidrográfico realizado pelo AvHoFlu “Rio Solimões” tem como objetivo estabelecer uma rota segura para as embarcações que trafegam durante o período da seca no rio Madeira. Durante esse período, os trechos críticos apresentam baixas profundidades e pedrais que podem ocasionar o encalhe de embarcações. Para que as mesmas possam trafegar com segurança, se faz necessário mapear os canais com maiores profundidades.
Os dados de sondagem serão analisados pelo Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste, para que, posteriormente, as plantas batimétricas sejam divulgadas para a comunidade marítima e os demais órgãos interessados por meio dos sites da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV). A previsão é que as primeiras plantas batimétricas sejam entregues na segunda quinzena de agosto.
Além do AvHoFlu “Rio Solimões”, outros meios do CHN-9 serão empregados nos próximos meses para fazer o levantamento hidrográfico dos principais trechos críticos à navegação na Amazônia Ocidental.
A MB encontra-se presente nos rios da Amazônia Ocidental cumprindo suas atribuições legais, atuando também em coordenação com os demais órgãos públicos, na condução dos assuntos relacionados à Defesa da Pátria e ao enfrentamento de atividades ilegais nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, fiscalizando o cumprimento das normas que visam garantir uma navegação sem acidentes, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
Militares do AvHoFlu “Rio Solimões” realizam sondagem no rio Madeira