Comando do 9º Distrito Naval realiza eventos da terceira fase da Operação BraColPer 2023 durante as comemorações da Semana da Pátria

Desfile Naval no rio Negro (Foto: 2ºSG-MR Gustavo)

 

  • Como parte das comemorações da Semana da Pátria e integrando a terceira fase da Operação BraColPer 2023, o Comando do 9º Distrito Naval realizou, no dia 06 de setembro, o Desfile Naval no rio Negro. O público presente na Praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), assistiu a passagem de oito navios da Marinha do Brasil e também de navios da Armada da República da Colômbia e da Marinha de Guerra do Peru. Antes do início do desfile, foi realizado a cerimônia de aposição floral no monumento ao Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

  • Os eventos da terceira fase da Operação BraColPer 2023 tiveram início, no dia 05 de setembro, quando as comitivas das Marinhas da Colômbia e do Peru conheceram as Organizações Militares subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval e os navios da Flotilha do Amazonas. Ainda no primeiro dia de eventos protocolares, militares dos três países foram agraciados com medalhas na Cerimônia de Abertura e os navios do Grupo-Tarefa realizaram Exercício de Tiro no rio Negro.

  • No dia 7 de setembro, militares da Marinha do Brasil participaram do desfile militar em comemoração à Independência do Brasil. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, além da população local que foi prestigiar o evento. Militares da Armada da República da Colômbia e da Marinha de Guerra do Peru também participaram do desfile realizado no Sambódromo de Manaus.

  • Ainda como parte da programação da Semana da Pátria, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” ficou aberto para visitação pública no Porto de Manaus.

 

Militares da Marinha do Brasil participam de desfile militar no Sambódromo de Manaus (Foto: 2ºSG-MR Gustavo)