1° Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia de formatura do EIA para Marinheiros-Recrutas

Cerimônia de formatura do EIA para MN-RC I/2024 (Foto: SD-FN Sthéfesson)

 

No dia 16 de maio, 108 Marinheiros-Recrutas (MN-RC) prestaram juramento à Bandeira Nacional em cerimônia realizada no 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib), após concluírem o Estágio de Instrução e Adaptação (EIA), parte integrante do Serviço Militar Obrigatório. O evento foi presidido pelo Comandante do 1ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Cléber Pereira Marinho.

Durante o estágio, os Marinheiros-Recrutas passaram mais de 50 dias na Escola de Formação de Reservista Navais (EFRN) recebendo adestramentos de Ordem Unida, Instrução Militar-Naval, Comunicações Navais, Tradições da Marinha do Brasil, Documentos Administrativos e Treinamento Físico Militar.

Ação de Estado prevista na Política e na Estratégia de Defesa Nacional (PND/END), o Serviço Militar Obrigatório é a garantia de participação de cidadãos na Defesa Nacional e contribui para o desenvolvimento da mentalidade de defesa no seio da sociedade, além de se tratar de uma das condições para que se possa mobilizar o povo em defesa da soberania nacional, assegurando a elasticidade necessária às Forças Armadas e garantindo assim seu poder dissuasório e defensivo.