Maio 2018

Capitania Fluvial do Pantanal forma aquaviários na cidade de Corumbá-MS

No período de 21 a 25 de maio, a Capitania Fluvial do Pantanal realizou o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas (CFAQ-II C/M N1) na Colônia de Pescadores Z-01, no município de Corumbá-MS, somando assim 25 novos marinheiros qualificados a desempenhar tarefas a bordo das embarcações na navegação interior.

Comando do 6° Distrito Naval assume a jurisdição da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia-MT

No dia 23 de maio foi realizada a cerimônia de transferência de subordinação da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, para a Capitania Fluvial do Pantanal, nas áreas de jurisdição do Comando do 7° Distrito Naval e do Comando do 6° Distrito Naval, respectivamente. Descerraram a placa alusiva à transferência os Comandantes do 7° Distrito Naval e do 6° Distrito Naval. A cerimônia contou com a presença dos Capitães dos Portos do Pantanal e do Araguaia-Tocantins, além de autoridades locais.

Capitania Fluvial do Pantanal realiza Teste de Viabilização da Navegação de Comboios no rio Paraguai

De 15 a 17 de maio, uma equipe da Capitania Fluvial do Pantanal embarcou em um comboio constituído de um rebocador e 16 barcaças, medindo 290 m de comprimento e 60 m de boca e transportando, aproximadamente, 48.000 toneladas de minério de ferro que viajou da cidade de Corumbá a Porto Murtinho, ambas no Estado de Mato Grosso do Sul. A viagem teve a finalidade de verificar a viabilidade da navegação, no que diz respeito à segurança e ao ordenamento do espaço aquaviário, para as condições ambientais presentes e a carga demandada pela empresa Hidrovias do Brasil.

Delegacia Fluvial de Cuiabá recebe visita de idosos do Abrigo Bom Jesus

No dia 11 de maio, a Delegacia Fluvial de Cuiabá (DelCuiaba) recebeu a visita de idosos do Abrigo Bom Jesus. Na ocasião, o grupo participou do cerimonial a bandeira, realizou visita guiada às instalações, conheceram as embarcações empregadas nas atividades de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e participaram de uma oficina de “Nó Marinheiro”. José Gonçalves Duarte, membro da Diretoria do Abrigo e Soamarino, agradeceu a oportunidade oferecida pela Marinha do Brasil em promover um dia especial na vida dos idosos do abrigo.

Operação Platina 2018 – Marinha do Brasil participa das comemorações alusivas a Independência do Paraguai

No dia 9 de maio, após navegar mais de 1.100km, atracaram em Assunção, no Paraguai, o Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger e o Monitor Parnaíba, com cerca de 240 militares, que permaneceram até o dia 16 de maio no porto de Assunção. Os objetivos foram participar das comemorações alusivas aos 207 anos da Independência da República do Paraguai, estreitar os laços de amizade e proporcionar o intercâmbio sócio-cultural com a população local.

NAS realiza trabalho de prevenção à dependência química

O Núcleo de Assistência Social (NAS) realiza, no decorrer deste ano, palestras nas Organizações Militares que visam informar e conscientizar os militares sobre os riscos do uso e abuso de substâncias psicoativas. As ações fazem parte do projeto “Prevenir com Qualidade”. Durante as palestras, os militares também são orientados sobre o tratamento, em casos nos quais o uso nocivo de drogas ou a dependência química já se instalou.

Departamento Voluntárias Cisne Branco realiza Festival de Judô

No dia 05 de maio, o Departamento Voluntárias Cisne Branco em parceria com a Academia de Judô João Amadeu, de Corumbá, realizou o I Festival de Judô 2018, na Camala. Participaram as crianças do Projeto Esporte é Vida, da VCB, e os alunos da academia parceira. Foram distribuídas cerca de 70 medalhas. As aulas do Projeto contemplam 40 crianças moradoras das cidades de Ladário e Corumbá.

Agência Fluvial de Porto Murtinho realiza entrega de Certificados e Carteiras de Inscrição e Registro em Bonito-MS

No dia 8 de maio, a Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou, na Câmara de Vereadores de Bonito, a entrega de Certificados e Carteiras de Inscrição e Registro aos aquaviários que fizeram o Curso de Formação de Marinheiro Auxiliar Fluvial no mês de março. Na ocasião, a Agência Fluvial recebeu uma Moção de Parabenização da Câmara de Vereadores pelo trabalho realizado nos últimos anos no município e região, que visam a capacitação de aquaviários e o atendimento ao público para a regularização de embarcações e habilitações.