Abril-2018

CeIMLa sedia palestra sobre Gestão de Riscos

O Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa) sediou no dia 13 de abril, a palestra sobre Política de Gestão de Riscos e Controles para Organizações Militares, apresentada pelo Coronel Walney Ávila, Assessor de Gestão do Comando Militar do Oeste (CMO) e Diretor do Conselho Superior do MS Competitivo (Movimento Mato Grosso do Sul Competitivo).

Capitania Fluvial do Pantanal forma aquaviários nas cidades de Aquidauana e Anastácio-MS

A Capitania Fluvial do Pantanal realizou, no período de 9 a 13 de abril, o Curso de Formação de Aquaviários-CFAQ-II C/M N1 nos municípios de Aquidauana e Anastácio-MS, qualificando 60 novos marinheiros a desempenhar tarefas a bordo das embarcações na navegação interior. Na ocasião, além do curso, foi realizada Capitania Itinerante, totalizando 182 atendimentos à população que demandava por diversos serviços cartoriais. A elevação do número de cidadãos qualificados e de embarcações regularizadas aumenta, consideravelmente, o nível de segurança da navegação na área de jurisdição do Com6ºDN.

CLTI do 6°DN ministra Curso Expedito de Montagem e Manutenção de Microcomputadores para Praças

No dia 20 de abril, o Centro Local da Tecnologia da Informação (CLTI) do Comando do 6° Distrito Naval encerrou o Curso Expedito de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. Foram qualificados 22 militares do Complexo Naval de Ladário.

Incorporação de novos Oficiais ao Comando do 6º Distrito Naval

No dia 20 de abril, o Comando do 6º Distrito Naval realizou a Cerimônia de Formatura da primeira turma de Oficiais da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2) do ano de 2018. Os novos Oficiais que incorporaram, via Serviço Militar Obrigatório e Voluntário, são formados na área de saúde, sendo 14 médicos, 7 dentistas e 1 farmacêutica. Na cerimônia, iniciada com o canto do Hino Nacional, foram realizadas: a leitura da ordem do dia do Comandante do 6º Distrito Naval, a entrega de prêmio escolar aos primeiros colocados e juramento à Bandeira.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário participa da formação de policiais militares de MT

No período de 16 a 21 de abril, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário recebeu alunos do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso. Na oportunidade, uma equipe de instrução formada por militares altamente qualificados e experientes no ambiente pantaneiro forneceu para os futuros "Caveiras", na Área de Adestramento do Rabicho, instruções de natação utilitária, incluindo técnicas de infiltração a nado, orientação e navegação, escola de embarcações, conduta individual para o combatente do Pantanal, sobrevivência e, teoria e prática de patrulha de combate.

Capitania Fluvial do Pantanal representa o Comando do 6º Distrito Naval em Fórum Internacional sobre a Navegação da Hidrovia Paraguai-Paraná

O Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Roberto Pita Lopes Medeiros, integrou a delegação brasileira chefiada pelo Ministro de Relação Exteriores Marcelo Viegas, que participou da XLVIII Reunião da Comissão do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná, ocorrida de 10 a 13 de abril em Assunção, no Paraguai.

Curso qualifica militares na implementação e manejo de horta orgânica nas dependências do HNLa

No período de 09 a 11 de abril, foi ministrado o curso de Implementação e Manejo de Horta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Corumbá, nas dependências do Hospital Naval de Ladário (HNLa).

Comando do 6º Distrito Naval recebe visita da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva

No dia 12 de abril, o Comando do 6º Distrito Naval recebeu a visita de 25 alunos e 04 professores do 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, localizado em Corumbá-MS. Os alunos conheceram o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), o Monitor Parnaíba e a Sala de Memória Tenente Maximiano.

Agência Fluvial de Porto Murtinho realiza Inspeção Naval em conjunto na Região do Nabileque

Nos dias 09 e 10 de abril, a Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou Inspeção Naval em conjunto com a 2ª Companhia de Fronteira do Exército Brasileiro (2ª CiaFron-EB) e uma equipe da Armada do Paraguai do destacamento de Forte Olimpo. As equipes realizaram a patrulha em 70 km do Rio Paraguai, nas principais localidades de Forte Olimpo e Porto Guarani-PY. Foram abordadas 14 embarcações, sendo uma, de origem paraguaia, notificada por transporte irregular de passageiros.

Capitania Fluvial do Pantanal recebe visita de cortesia do Comandante da Capitania do Puerto Mayor Quijarro

No dia 4 de abril, a Capitania Fluvial do Pantanal recebeu a visita de cortesia do Capitão de Corveta Reinaldo Gonçalo Gonzalez, Comandante da Capitania do Puerto Mayor Quijarro, na Bolívia. Na ocasião foram abordados assuntos de interesse comum às competências relacionadas à segurança do tráfego aquaviário como o acesso ao canal Tamengo, procedimentos de inspeção naval de “Port State Control” e cursos de habilitação ministrados pelas Capitanias.