Capitania Fluvial do Pantanal

Capitania Fluvial Do Pantanal promove treinamento físico militar em comemoração ao Dia Nacional do Combate à Diabetes

Corrida no Porto Geral de Corumbá

Para comemorar o Dia Nacional do Combate à Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, a Capitania Fluvial do Pantanal realizou, na manhã do mesmo dia, uma atividade física no Porto Geral de Corumbá. Após aquecimento e série de exercícios, sob coordenação do 1ºSG (EP) Wagner, profissional de educação física, os militares correram pelas ruas da cidade.

Capitania Fluvial do Pantanal realiza passagem de cargo de Ajudante

Na manhã do dia 31 de outubro, no prédio da Patromoria, o Capitão de Corveta (T) Ricardo Viana Guimarães Suzana, que serviu na Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) no período de agosto de 2015 a outubro de 2018, passou o cargo de Ajudante. A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Roberto Pita Lopes Medeiros, que, na oportunidade, exaltou as qualidades morais e profissionais de seu, até então, Ajudante.

 

Capitania Fluvial do Pantanal participa de reunião internacional sobre Hidrovia Paraguai-Paraná

No período de 31 de julho a 03 de agosto, a Capitania Fluvial do Pantanal, por meio de seu Comandante, participou da XLIX Reunião da Comissão do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília-DF. O Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Roberto Pita Lopes Medeiros, compôs a delegação brasileira que participou dos estudos técnicos referentes ao Regulamento 7 – Dimensões Máximas dos Comboios e ao Regulamento 10 – Inspeções Navais Extraordinárias, que objetivam a atualização dos Regulamentos.

Capitania Fluvial do Pantanal forma novos aquaviários em Ladário-MS

A Capitania Fluvial do Pantanal realizou, no período de 23 a 27 de julho, o Curso de Formação de Aquaviários - CFAQ-II C/M N1 nas dependências da Colônia de Pescadores – Z-14, no município de Ladário-MS. O curso, com carga horária de 50 horas/aulas, foi ministrado com aulas teóricas e práticas sobre: Construção de Embarcações Fluviais; Estabilidade e Manuseio de Cargas; Segurança e Responsabilidades Sociais; e Motor Propulsor e Sistemas Auxiliares; Navegação e Manobra de embarcações.

Capitania Fluvial do Pantanal Ministra Curso na Delegacia Regional de Polícia Civil em Corumbá - MS

A Capitania Fluvial do Pantanal realizou, de 4 a 8 de junho, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) 01/2018, nas dependências da Delegacia Regional de Polícia Civil de Corumbá. A abertura do curso foi realizada pelo Capitão de Fragata Roberto Pita Lopes Medeiros – Capitão dos Portos do Pantanal. O referido curso teve como propósito capacitar 15 policiais civis e 7 militares do Exército Brasileiro, para tripular embarcações de Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil empregadas na navegação interior.

Capitania Fluvial do Pantanal forma aquaviários na cidade de Corumbá-MS

No período de 21 a 25 de maio, a Capitania Fluvial do Pantanal realizou o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas (CFAQ-II C/M N1) na Colônia de Pescadores Z-01, no município de Corumbá-MS, somando assim 25 novos marinheiros qualificados a desempenhar tarefas a bordo das embarcações na navegação interior.

Capitania Fluvial do Pantanal realiza Teste de Viabilização da Navegação de Comboios no rio Paraguai

De 15 a 17 de maio, uma equipe da Capitania Fluvial do Pantanal embarcou em um comboio constituído de um rebocador e 16 barcaças, medindo 290 m de comprimento e 60 m de boca e transportando, aproximadamente, 48.000 toneladas de minério de ferro que viajou da cidade de Corumbá a Porto Murtinho, ambas no Estado de Mato Grosso do Sul. A viagem teve a finalidade de verificar a viabilidade da navegação, no que diz respeito à segurança e ao ordenamento do espaço aquaviário, para as condições ambientais presentes e a carga demandada pela empresa Hidrovias do Brasil.