Com6ºDN

Comando do 6º Distrito Naval promove estágio de descontaminação a servidores públicos de Corumbá e Ladário

Servidores na parte prática do adestramento

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), realizou, de 27 a 30 de julho, o primeiro estágio básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), com ênfase no combate à COVID-19, para servidores públicos de Corumbá e Ladário-MS.

Operação Pantanal inicia ações de conscientização no Rio Paraguai

Trabalho de conscientização aos ribeirinhos

 

 

    No quinto dia de trabalhos em combate a focos de incêndio na região do Pantanal pertencente ao Estado de Mato Grosso do Sul, a Operação Pantanal realizou ações de conscientização e fiscalização às margens do Rio Paraguai. Na manhã desta quinta-feira, 30 de julho, embarcações da Marinha levaram militares da Polícia Militar Ambiental para orientar a população ribeirinha em relação a danos que podem ser provocados a partir de pequenas queimadas.

Comando do 6º Distrito Naval apoia ações de combate aos incêndios no Pantanal

Ação do bambi bucket

Ação do bambi bucket

 

    O Ministério da Defesa decidiu apoiar o Governo de Mato Grosso do Sul no combate aos focos de queimadas no bioma Pantanal e estabeleceu a Operação Pantanal, sendo o Centro de Coordenação da Operação o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em Ladário-MS. O trabalho interagências está sendo realizado pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros de MS e Ibama.

Comando do 6º Distrito Naval descontamina prédio da Prefeitura Municipal de Ladário e Central de Distribuição dos Correios

Central de Distribuição dos Correios está com atividades suspensas

    A sede da Prefeitura Municipal de Ladário e a Central de Distribuição dos Correios de Corumbá passaram, na manhã do dia 22 de julho, por descontaminação em suas áreas internas.

    A ação foi realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), composto por 25 militares do Comando do 6º Distrito Naval e teve como objetivo conter a propagação do novo coronavírus.

Comando do 6º Distrito Naval forma 2ª Turma de Marinheiros-Recrutas de 2020

58 novos militares ingressaram pelo Serviço Militar Obrigatório

 

    Na manhã de 20 de julho, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou Cerimônia Militar de Conclusão do Estágio de Instrução e Adaptação do Serviço Militar Inicial e Juramento à Bandeira dos 58 Marinheiros-Recrutas da Turma II/2020.

    Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Estágio de Adaptação do Serviço Militar na Escola de Formação de Reservistas Navais (ERFN) foi reduzido a duas semanas.

Militares realizam descontaminação da Santa Casa de Corumbá

Trabalhos tiveram duração de quatro horas

Trabalhos tiveram duração de quatro horas

 

    Na manhã do dia 20 de julho, cerca de 45 militares da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB) estiveram envolvidos no isolamento da área e na descontaminação da Santa Casa de Corumbá-MS, com o propósito de conter a propagação do coronavírus no hospital que atende moradores da região do Pantanal.

Comando do 6º Distrito Naval realiza ação contra queimadas na Operação Verde Brasil 2

Queimada na região de Cáceres

Queimada na região de Cáceres

 

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou, na manhã do dia 12 de julho, voo de reconhecimento em uma área de preservação permanente de difícil acesso, na região sudoeste de Cáceres-MT.

    A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2 e foi cumprido por meio de uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Com6ºDN, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Comando do 6º Distrito Naval realiza descontaminação em Escola Municipal de Corumbá-MS

20 militares atuaram na ação

20 militares atuaram na ação

 

    Militares do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou, na manhã de 10 de julho, a descontaminação da Escola Municipal Almirante Tamandaré, em Corumbá-MS, com o objetivo foi conter a propagação do coronavírus, tendo em vista que as seções administrativas continuam em funcionamento.

Militares do Hospital Naval de Ladário participam de capacitação sobre intubação orotraqueal e paramentação e desparamentação

Adestramento de intubação orotraqueal

Adestramento de intubação orotraqueal
 

 

   Vinte e sete militares do Hospital Naval de Ladário (HNLa), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), participaram, no dia 27 de junho, de adestramento sobre paramentação e desparamentação, intubação orotraqueal e manejo de pacientes.

   A capacitação foi realizada por equipe do Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOPM), no auditório da Base Fluvial de Ladário (BFLa).

40 Anos da Mulher na Marinha do Brasil: a mulher militar na atividade operativa do Pantanal

Ação de Inspeção Naval no Rio Paraguai

 

    Em comemoração ao Aniversário de Ingresso das Mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil, o Comando do 6º Distrito Naval também entrevistou a Capitão-Tenente (T) Marcela de Sousa Costa Tavares, Encarregada da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), que contou sua história e falou sobre os desafios de atuar em uma atividade operativa.