Inspeção Naval

Agência Fluvial de Cáceres participa do 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres

Inspetores Navais vistoriando as embarcações

 

     No período de 2 a 7 de julho, a Agência Fluvial de Cáceres (AgCaceres), organização militar subordinada à Capitania Fluvial do Mato Grosso, participou do 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPE) de Cáceres-MT.

Capitania Fluvial de Mato Grosso encerra Operação Verão 2022

Inspeção Naval no Lago do Manso, Chapada dos Guimarães-MT

 

    A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) encerrou, no dia 31 de março, a Operação Verão – 2022. Iniciada no dia 15 de janeiro, a missão teve como propósito conscientizar e fiscalizar as embarcações presentes em águas interiores da sua área de jurisdição, no Estado de Mato Grosso, a fim de promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

Comando do 6º Distrito Naval intensifica inspeções navais com Operação Verão e Travessia Segura

Militares durante inspeção no Rio Paraguai

 

 

    Em prol da segurança da navegação, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) deu início, em 15 de janeiro, à Operação Verão 2020/2021 - “Todos por uma Navegação Segura” nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio de suas Capitanias e Agências Fluviais subordinadas.

Marinha do Brasil apoia evento no Lago do Manso na Chapada dos Guimarães-MT

A Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia Fluvial de Cuiabá, intensificou as ações de Inspeção Naval no Lago do Manso durante a competição “Ultramacho”, ocorrida no dia 18 de agosto. O “Ultramacho” é uma corrida de aventura realizada no Lago do Manso, localizado na Chapada dos Guimarães. No decorrer do evento, os atletas percorreram um trajeto que variou entre 1 a 15 Km. A Delegacia de Cuiabá tem desenvolvido um trabalho de conscientização e fiscalização no lago, em função do aumento no número de embarcações de esporte recreio na região.

Capitania Fluvial do Pantanal intensifica Inspeções Navais no rio Paraguai entre Ladário e Porto Murtinho

No período de 12 a 24 de julho, a Capitania Fluvial do Pantanal realizou uma série de abordagens em embarcações que navegavam no rio Paraguai, no trecho compreendido entre Ladário e Porto Murtinho. Foram abordadas 46 embarcações gerando 27 notificações. Por meio das ações de fiscalização do Tráfego Aquaviário, a Capitania se faz presente em toda extensão da Hidrovia Paraguai-Paraná no Estado do Mato Grosso do Sul, realizando o trabalho diuturno de orientação e fiscalização em prol da Segurança do Tráfego Aquaviário.

Agência Fluvial de Porto Murtinho realiza Inspeção Naval em dragas nos rios Brilhante e Santa Maria

No período de 19 a 30 de abril, a Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou a Agência Itinerante no interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Os militares fiscalizaram as embarcações que navegavam nos rios Brilhante e Santa Maria. Foram abordadas 5 dragas de extração de areia, sendo 4 apreendidas; e 37 embarcações de esporte e recreio, das quais 18 foram notificadas. Nos municípios de Nova Andradina e Dourados foram aplicados exames para a categoria de Arrais Amador para 144 candidatos.

Capitania Fluvial do Pantanal realiza Inspeção Naval na região do Paraguai Mirim, rio Paraguai

No período de 18 a 23 de abril, a Capitania Fluvial do Pantanal realizou Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) na região do Paraguai Mirim, rio Paraguai, distante 132 Km da área metropolitana de Corumbá. Foram realizadas 111 abordagens, que geraram 11 notificações de infração às normas relativas à correta condução de embarcações.

Agência Fluvial de Porto Murtinho realiza Inspeção Naval em conjunto na Região do Nabileque

Nos dias 09 e 10 de abril, a Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou Inspeção Naval em conjunto com a 2ª Companhia de Fronteira do Exército Brasileiro (2ª CiaFron-EB) e uma equipe da Armada do Paraguai do destacamento de Forte Olimpo. As equipes realizaram a patrulha em 70 km do Rio Paraguai, nas principais localidades de Forte Olimpo e Porto Guarani-PY. Foram abordadas 14 embarcações, sendo uma, de origem paraguaia, notificada por transporte irregular de passageiros.