Monitor “Parnaíba” e Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi” realizam Comissão ADEFASE/PATNAV
Enviado por comsoc em ter, 16/05/2023 - 16:15MParnaíba e NAPLogFlu P
MParnaíba e NAPLogFlu P
Monitor Parnaíba participou da 2ª Guerra Mundial e é subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, em Ladário-MS
Às quinze horas do dia 6 de novembro de 1937, um navio, com projeto tão somente brasileiro, estava pronto no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, marcando a retomada da construção naval no Brasil, no século XX. Naquela tarde, foi incorporado oficialmente à Armada, batizado e lançado ao mar o Monitor Parnaíba (MParnaíba), detentor do título de navio mais antigo da Marinha do Brasil (MB) em serviço.
Desdocagem do MParnaíba no Dique Getúlio Vargas
Após exatos 271 dias no Dique Getúlio Vargas, da Base Fluvial de Ladário (BFLa), para execução do Período de Manutenção Geral (PMG), foi realizada, em fevereiro, a desdocagem do Monitor Parnaíba. Construído em 1937, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, é o navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço.
Grupo embarcou no Monitor Parnaíba
Na manhã de 13 de fevereiro, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu a crianças, jovens e adultos do Leo Clube Corumbá uma experiência cultural em um navio da Marinha do Brasil (MB). A bordo do Monitor Parnaíba, 30 pessoas embarcaram no projeto “Marinheiro por um Dia” e navegaram pelo Rio Paraguai.
Militares a bordo do MParnaíba
O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 6º Distrito Naval (Com6°DN) promoveu, no dia 27 de agosto, uma palestra sobre os serviços do NAS a bordo do Monitor Parnaíba (MParnaíba).
A palestra contou com a participação de 36 militares, os quais puderam conhecer os Programas, Projetos e Ações desenvolvidos pela Equipe do NAS e que estão disponíveis à família naval.
Estudantes conheceram a história e estrutura do MParnaíba
O Comando do 6º Distrito Naval recebeu, na manhã do dia 4 julho, estudantes do Instituto Acaia Sagarana, de São Paulo-SP. A visita ao Complexo Naval de Ladário (CNLa) faz parte do projeto Estudo do Meio do Centro de Estudar, com o apoio do Instituto Acai Pantanal, que se formaram recentemente no Ensino Médio.
No dia 21 de junho de 2016, por ocasião da Operação Ágata11, o Monitor Parnaíba realizou exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra.
O Monitor Parnaíba, meio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou no período de 15 a 18 de outubro de 2015, exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra.