Moradores passaram por triagem em Barão de Melgaço
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, navio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, participou, nos dias 10 e 11 de abril, da 17ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão. Foram realizados, ao todo, 49 procedimentos médicos, 152 procedimentos odontológicos e distribuídos 120 kits de higiene bucal.
A ação é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e da Defensoria Pública Estadual, com a participação de diversos órgãos e instituições, e tem como objetivo proporcionar justiça, assistência médica, cidadania e educação ambiental a habitantes de áreas remotas do Pantanal de Mato Grosso, onde o acesso aos direitos fundamentais é limitado.
Com o apoio de diversas instituições, foram oferecidos, também, serviços de vacinação, orientação jurídica, resolução de questões judiciais, facilitação de acordos e conciliações, auxílio na obtenção de declaração de hipossuficiência, emissão e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), assistência em questões previdenciárias, solicitação de benefícios, confecção de Carteira de Identificação Nacional, inscrição de embarcações, atividades lúdicas e educativas, entre outros serviços necessários para atender às necessidades das comunidades ribeirinhas.
“A colaboração entre o 6º Distrito Naval e o Projeto Ribeirinho Cidadão ressalta a importância da Marinha do Brasil para as comunidades ribeirinhas do Pantanal. Por meio dos atendimentos médicos e odontológicos oferecidos pelo navio, aliados aos serviços prestados pelas equipes do projeto, como assistência jurídica e educação ambiental, essas comunidades recebem apoio integral. A presença da Marinha demonstra, ainda, o compromisso das Forças Armadas em atender às necessidades dessas populações”, ressaltou o comandante do NAsH “Tenente Maximiano”, Capitão-Tenente Igor Luiz de Freitas Cobellas.