Projeto “Marinheiro por Um Dia” promove atividades a bordo do Monitor Parnaíba

Crianças durante oficina de nós e voltas

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu, no dia 18 de dezembro, o projeto “Marinheiro por Um Dia”, com 100 crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (Profesp) e do Projeto Padrinho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O projeto contou com o apoio da Soamar Ladário-Corumbá e fez parte dos eventos alusivos aos 200 anos da Independência do Brasil, iniciados em 2022.

    A bordo do Monitor “Parnaíba”, militares explicaram como é a rotina a bordo de um navio, apresentaram as tradições navais, as manobras de suspender e atracar e como funciona o combate a incêndios no navio. As crianças e adolescentes puderam aprender, ainda, a fazer os principais nós e voltas e tirar dúvidas de como ingressar na Marinha do Brasil.

    O vice-coordenador do Projeto Padrinho, Wilson da Silva Maria, acompanhou as atividades e ressaltou a importância da ação para as crianças. “Os acolhidos têm muita curiosidade em vários segmentos do mercado de trabalho e a área militar é uma delas. Temos adolescentes aptos a seguirem a carreira militar, então essa forma didática com que as atividades foram apresentadas é muito importante para que tenham vivência do que é ser militar e estar pronto para salvaguardar a pátria”, declarou o vice-coordenador.

    A adolescente Mariane Viana de Oliveira, de 16 anos, já foi aluna do Profesp e participou da atividade no navio pelo Projeto Padrinho. “Eu nunca tinha visitado um navio da Marinha, achei muito legal. Eu participei do Profesp por cinco anos e desde aquela época pensava em ser militar. Esse ano eu completei o Ensino Fundamental e agora vou tentar a prova para o Colégio Naval”.

Alunos do Profesp que participaram da atividade pela manhã