Agência Fluvial de Porto Murtinho apoia pesquisadores da UEMS e da UFMS em expedição no Rio Paraguai

O apoio foi realizado com emprego da lancha “Comander”

 

 

    A Agência Fluvial de Porto Murtinho (AgPMurtinho), organização militar subordinada à Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), apoiou, no dia 11 de agosto, pesquisadores das Universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS), com emprego de embarcação. O meio foi utilizado para trabalho de campo do projeto de pesquisa intitulado “Dinâmica Hidrossedimentológica e Depósitos Quaternários do Rio Paraguai no Pantanal Sul (entre a Foz dos Rios Miranda e Apa)”.

    A bordo da embarcação “Comander”, militares da AgPMurtinho conduziram os pesquisadores até a foz do Rio Apa, em Porto Murtinho-MS, onde foram realizadas coletas de amostras de água, microplásticos e sedimentos de fundo, além da realização de medições de descarga com ADCP (do inglês, Acoustic Doppler Current Profiler), um perfilador hidroacústico de correntes que mede a velocidade de partículas na coluna de água.

    O projeto liderado pelo Professor Sidney Kuerten (UEMS) visa a obtenção de dados inéditos, que poderão contribuir para a compreensão da dinâmica hidrossedimentar do Rio Paraguai e sua complexa interação com a bacia sedimentar do Pantanal.