Comando do 6º Distrito Naval promove simpósio “Amazônia Azul e o desenvolvimento do País”

Palestrante CMG (RM1) Leonardo Faria de Mattos

 

 

    Militares e autoridades civis de todo o país participaram, na noite do dia 10 de novembro, no Centro de Convenções de Corumbá-MS, do Simpósio “Amazônia Azul e o desenvolvimento do País”. O evento foi promovido pelo Comando do 6º Distrito Naval, em proveito ao I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras, e fez parte das ações comemorativas aos 200 anos da Independência do Brasil.

    “A Geopolítica e a Oceanopolítica Corrente Internacional: Desafios e Oportunidades para o Brasil” foi o tema da palestra ministrada pelo Encarregado da Seção de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Faria de Mattos.

    Durante a apresentação, o palestrante apresentou a oceanopolítica corrente e destacou a importância da discussão do entorno estratégico brasileiro e da defesa do território Amazônia Azul, que corresponde a 5,7 milhões de quilômetros quadrados (km2) de espaço marítimo sob jurisdição do Brasil.

    O I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras foi organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola Judicial do Estado do Mato Grosso do Sul (Ejud-MS).