Comando do 6º Distrito Naval promove cerimônia alusiva ao 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Cerimônia foi realizada no pórtico do Complexo Naval de Ladário

 

    Em comemoração ao 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 6º Distrito Naval realizou, no dia 9 de junho, em frente ao pórtico do Complexo Naval de Ladário, cerimônia aberta ao público e com desfile militar. O evento contou a presença de autoridades civis e militares e estudantes da Escola Cívico Militar José de Souza Damy.

   Foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e do Presidente da República. A liderança do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, o patriotismo do Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh e a bravura do Imperial Marinheiro Marcílio Dias durante a Batalha Naval do Riachuelo foram ressaltadas nas mensagens. Segundo o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, esses militares pertenceram a uma geração de heróis brasileiros que a despeito de todas as dificuldades, destacaram-se pelo amor incondicional ao Brasil e ao seu povo, em uma fase de nossa História que foi fundamental para a formação de uma Pátria livre, soberana e indivisível, dotada de grande extensão territorial e valorosos recursos naturais”.

   Em reverência aos heróis da batalha, foram içados os sinais de Barroso e executada a salva de 17 tiros.

   O Comandante do 6º Distrito Naval efetuou a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval, no grau de Grande Oficial, ao General de Exército Anisio David De Oliveira Junior; no grau de oficial, ao advogado da União Aparecido dos Passos Júnior; no grau de cavaleiro, à Capitão de Mar e Guerra (Md) Beatriz Braga Vieira, Suboficial-MT Marcelo Borges da Silva, Suboficial-FN-EF Ailson José Uzeda, Suboficial-FN-IF Tayrone Jorge de Campos, e SO-SC Maria Magdala Borriello de Mello.

 

Imposição da Medalha Ordem do Mérito Naval