Capitania Fluvial de Mato Grosso recebe visita de lideranças indígenas

CFMT recebe membros da Comunidade Indígena Kayapó
 

     No dia 7 de março, lideranças indígenas receberam orientação para se inscrever no Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC), que tem como propósito capacitá-los para condução de suas embarcações e qualificá-los para trabalharem, com segurança, na balsa que realiza a travessia no Rio Xingu.
     Participaram da reunião na Capitania Fluvial de Mato Grosso o Defensor Público Federal Renan Vinicius Sotto Mayor; o Presidente da Associação dos Povos Indígenas do Xingu, Txuakre Metuktire, acompanhado de Oiti Metuktire e Papre Metuktire, membros da Comunidade Indígena Kayapó, moradores de São José do Xingu, município localizado a 931 km de Cuiabá-MT.  
     Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído o 9º ano do ensino fundamental, realizar a inscrição na sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Alta Floresta, até o dia 21 de março, e realizar a prova de conhecimentos básicos de português e matemática, prevista para o dia 26 de março, também no Campus do IFMT.
      O CFAQ-MFC acontecerá no município de Alta Floresta-MT, no período de 28 de abril a 18 de junho. Segundo o Presidente da Associação dos Povos Indígenas do Xingu, “precisamos ser instruídos para levar instrução a nossa comunidade”, ressaltou.