
Momento da soldagem da lancha
A Base Fluvial de Ladário (BFLa), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no dia 16 de junho, cerimônia de batimento de quilha da Lancha de Operações Ribeirinhas (LopRib) “Excalibur V”.
No evento, foi realizada a soldagem da última caverna do projeto de construção da LOpRib “Excalibur V”, que representa um marco na construção da embarcação.
As LOpRib “Excalibur” foram projetadas pela BFLa, levando-se em consideração as peculiaridades do Pantanal, como a sazonalidade do regime de águas do Rio Paraguai, permitindo que sejam empregadas em águas restritas, como braços de rios, com a presença de vegetação suspensa e bancos de areia.
Por suas características, é previsto seu emprego em diversos tipos de operações navais, como Operações Ribeirinhas; Operações de Interdição; Inspeção Naval; Busca e Salvamento (SAR); resgate e apoio às comunidades ribeirinhas; transporte de material e pessoal para combate a incêndios florestais; e lançamento de barreiras de contenção de agentes poluidores.