Capitania Fluvial de Mato Grosso encerra Operação Verão 2020/2021

Ação de inspeção Naval

 

    A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar subordinada ao Comando do Sexto Distrito Naval (Com6ºDN), encerrou, no dia 31 de março, a Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura.

    No decorrer da Operação, de 15 de janeiro ao fim de março, foram inspecionadas 536 embarcações, que resultaram em 93 notificações e sete apreensões. As ações de Inspeção Naval foram realizadas em diversos pontos do Estado de Mato Grosso, dentre eles Barão de Melgaço, Lago do Manso, Poconé, Juscimeira, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Itaúba, Alta Floresta e Juína.

    Durante as abordagens, além dos aspectos relacionados à salvaguarda da vida humana, à prevenção da poluição hídrica por óleo nos rios e à segurança da navegação, os militares da CFMT orientaram sobre as medidas de prevenção ao contágio e à propagação do novo coronavírus. A iniciativa buscou alertar a população, especialmente a que utiliza o transporte aquaviário, para as formas de combate à Covid-19, principalmente em relação ao uso correto da máscara e ao distanciamento social. Foi realizada, ainda, a distribuição de álcool em gel às comunidades ribeirinhas.

    Dentro do contexto das Inspeções Navais, os militares atuaram também em prol da preservação dos rios e lagos, com destaque para as ações realizadas no “Dia de Combate ao Lixo no Mar”, nas quais os mutirões recolheram mais de 80 toneladas de lixo dos rios e margens.