Comando do 6º Distrito Naval promove curso de empreendedorismo para Oficiais temporários

Oficiais apresentaram plano de carreira

 

 

De 4 a 31 de março, 15 Oficiais temporários do Complexo Naval de Ladário que cumprem os últimos anos do Serviço Militar Voluntário (SMV) participaram do “Curso de Oficiais RM2 Empreendedores”. O evento é resultado de parceria firmada entre o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) e o Conselho Regional de Administração (CRA/MS), por meio de Termo de Cooperação assinado no dia 31 de março, em Ladário-MS.

Com duração de 40 horas, o curso teve como objetivo fornecer conhecimento acerca das principais competências necessárias para empreender. O conteúdo foi ministrado por meio de videoaula por especialistas de destaque nacional, que abordaram temas como planejamento, marketing, economia e finanças.

 

Ao final, os alunos desenvolveram propostas no formato de Modelo de Negócios e Plano de Carreira, de acordo com o seu perfil e oportunidades vislumbradas durante o programa, os quais apresentaram a uma comissão de avaliadores online, e presencialmente ao presidente do CRA/MS, Rogério Elói Gomes Bezerra, e à Drª Roosiley dos Santos Souza, Diretora de Fiscalização e Registro do CRA/MS.

 

Para o presidente do CRA/MS, a parceria é inédita e importante para todas as partes, “o profissional ganha porque vai ter uma leitura do atual cenário do mercado e possibilidade de utilizar o conhecimento acumulado nesse período para canalizar para um projeto que ele tem interesse em desenvolver. A Marinha do Brasil (MB) também ganha, pois ao se preocupar em reinserir o profissional na sociedade, torna o SMV um atrativo aos que virão. E o CRA/MS cumpre sua missão de zelar pelo bem-estar da sociedade, já que os profissionais conseguirão fazer boas entregas e boas prestações de serviço”.

O curso proporcionou a Capitão-Tenente (RM2-T) Andreza Sumara Gomes dos Santos Roman, que completou 8 anos de serviços prestados à MB, aliar o conhecimento técnico com o novo aprendizado. “Eu tinha a ideia de abrir um negócio na minha área, que é a Educação Física, mas eu não sabia como dar início ao projeto e como executá-lo. O curso ofereceu uma visão de mercado de trabalho, de como trabalhar de acordo com a necessidade da população local”, declarou.

 

Com o mesmo objetivo, o Com6ºDN e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançaram, em junho de 2019, o Programa Marinheiro Empreendedor, no qual 24 marinheiros-recrutas tiveram a oportunidade de desenvolver um plano inovador e de acordo com as possibilidades de modelos de negócios sustentáveis para a região.

O Comandante do 6ºDN explicou que a ideia de promover o curso também para oficiais temporários surgiu após os excelentes resultados com os marinheiros. “Como neste ano o período do serviço militar voluntário se encerra para um número significativo de oficiais, decidimos promover o curso. Assim como os marinheiros-recrutas, esses oficiais se dedicam à carreira na Marinha do Brasil (MB) por até oito anos, inteiramente a serviço da Pátria. Sendo assim, nada mais justo do que proporcionar, por meio do conhecimento, oportunidades que contribuam para o futuro desses jovens”.