Comando do 6º Distrito dá início a Projeto de Eficiência Energética

BFLa irá supervisionar projeto de eficiência energética

 

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio da Base Fluvial de de Ladário (BFLa), dará início, em abril deste ano, ao Projeto de Eficiência Energética. Em parceria com a Energisa MS, a ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária e prevê economia anual de 262,86 Mwh/ano no Complexo Naval de Ladário (CNLa).

    Para participar do programa, a BFLa concorreu, em 2019, à Chamada Pública de Projetos da concessionária de energia direcionada a órgãos públicos, no qual apresentou um projeto de eficiência energética e atingiu a maior pontuação entre os concorrentes.

    Com investimento previsto de aproximadamente 600 mil reais, a distribuidora de energia elétrica informa que o projeto deve gerar uma economia anual de 262,86 MWh. Essa economia atende em média 100 unidades consumidoras, com consumo mensal de 220 kWh/mês.

    As ações preveem a eficiência energética dos sistemas de iluminação e condicionamento de ar, por meio da substituição de luminárias e lâmpadas convencionais por 224 luminárias e lâmpadas de alta eficiência e substituição de equipamentos de ar condicionado de baixo rendimento por 31 aparelhos novos mais eficientes, e instalação de sistema fotovoltaico.

    Segundo o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, o projeto irá reduzir o consumo e desperdício de energia do Com6ºDN e otimizar a rede na região.