Agência de São Félix do Araguaia realiza formação fluvial de ribeirinhos e indígenas da Ilha do Bananal-MT

Entrega de diplomas e Caderneta de Inscrição e Registro

Entrega de diplomas e Caderneta de Inscrição e Registro

 

    A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgSFAraguaia), Organização Militar subordinada ao Comando do 6o Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, de 18 de setembro a 23 de outubro, o Curso de Formação de Aquaviários para Marinheiros Auxiliares Fluviais de Convés Nível 1. O evento foi realizado nas instalações da Pousada Asa Branca, localizada no Rio Araguaia ao sul da Ilha do Bananal-MT.

    O curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés nível 1 destina-se ao preparo de profissionais para o ingresso na Marinha Mercante como fluviários para atuar como Comandantes de Embarcações de pequeno porte na navegação interior. Foram qualificados dez ribeirinhos e cinco indígenas das Aldeias Kobihete, Kaxwera, Mirindiba e Santa Izabel-MT. Para a realização do curso, a equipe de instrutores da AgSFAraguaia navegou 160 quilômetros subindo o rio Araguaia.

    Na cerimônia de encerramento, que contou com a presença do Capitão dos Portos de Mato Grosso, Capitão de Fragata Alessandro Lopes Fajard Oliveira, o Agente Fluvial de São Félix do Araguaia, Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, destacou a importância da formação destes quinze marinheiros fluviais, como uma oportunidade de inserção de profissionais no mercado de trabalho de turismo náutico da região, além de contribuir para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição oriunda de embarcações.