Comando do 6º Distrito Naval participa das comemorações do World Cleanup Day 2020 - Mar Limpo é Vida

Cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida no Porto Geral de Corumbá-MS

Cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida no Porto Geral de Corumbá-MS

 

    Na manhã de hoje (19/9), o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) participou, em sua área de jurisdição, da maratona de limpeza em celebração ao World Cleanup Day 2020 (WCUD 2020) – Mar Limpo é Vida. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.

    O Com6ºDN empregou, por meio de suas Organizações Militares, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, militares e embarcações para recolher lixo em pontos de difícil acesso, além de equipes em terra. Ao todo, foram recolhidas cerca de três toneladas de resíduos.

    No coração do Pantanal, além do trabalho de conscientização sobre materiais descartados irregularmente e da distribuição de sacos de lixo biodegradáveis aos navegantes, militares de todas as OM subordinadas ao Com6ºDN e lanchas da Capitania Fluvial do Pantanal realizaram as ações no Porto Geral de Corumbá.

    Ainda em Mato Grosso do Sul, equipes da Agência Fluvial de Porto Murtinho recolheram lixo no trecho entre o Flutuante de captação de água da Sanesul e o Porto Leio. A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, por meio da Secretaria do Meio Ambiente; da 2ª Companhia de Fronteira; da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar.

    Em Mato Grosso, a Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgFSAraguaia) realizou as ações na rampa de acesso ao Rio Araguaia e no Porto da Suiá, na praia do Cais de São Félix do Araguaia. Duas embarcações da AgFSAraguaia e uma da Secretaria de Meio Ambiente deslocaram militares e servidores até os acampamentos às margens do Rio Araguaia para um trabalho de conscientização. Durante a manhã, participaram das atividades policiais militares; o Coordenador do Projeto Amigos da Natureza, biólogo Francisco de Sousa; servidores e a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Andressa Rocha; e a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ana Lúcia.