Comando do 6º Distrito Naval participa de homenagem ao Dia da Mulher em Escola Cívico-Militar

Militares em formatura com os alunos da Escola Municipal José de Souza Damy

 

 

    Na tarde do dia 12, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) foi convidado a participar de evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher na Escola Municipal José de Souza Damy, única instituição de ensino municipal em Mato Grosso do Sul selecionada para fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. No turno matutino, militares do Complexo Naval de Ladário (CLNa) pintaram os muros da quadra esportiva da escola.

    Antes das apresentações dos alunos em homenagem às mulheres, a Banda de Música do Com6ºDN conduziu o Cerimonial à Bandeira com o canto do Hino Nacional e a Bandeira do Brasil foi içada por militares e professoras. O evento contou com formatura de militares somente do sexo feminino, a fim de mostrar a presença da mulher na Marinha do Brasil (MB), destacando a formação militar como mais uma opção de carreira para as alunas.

     Para a Diretora da E.M. José de Souza Damy, Márcia Ivana do Amaral, a representação do corpo feminino da MB dentro da unidade escolar amplia as perspectivas das alunas em relação ao futuro profissional. “Esse primeiro momento cívico de 2020 pode ser considerado um marco na nossa escola, principalmente no tocante à mudança de hábitos. Será desafiador participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, mas sabemos que com a parceria do 6º Distrito Naval o trabalho trará resultados positivos. Quem sabe muitas de nossas alunas ingressem na Marinha, o que seria motivo de muito orgulho e honra”.

     A Capitão de Mar e Guerra (T) Kátia Maria Modesto Ferreira da Costa, na ocasião, contou aos alunos que sonhou em ingressar na MB quando era criança. “Na época que eu tinha a idade de vocês, também aluna de escola pública, a Marinha formou a primeira turma de mulheres nas Forças Armadas. A partir daí, esse passou ser meu sonho. Acreditei que conseguiria e, para isso, dediquei-me bastante, estudei e consegui realizar o sonho de vestir esse uniforme, que representa muito pra mim. Então, meninas e meninos, independente de qual seja o sonho de vocês, acreditem e lutem por ele”.