Comando do 6º Distrito Naval recebe mais de 1.200 visitas em 2019

1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste

1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste

 

 

Neste ano, mais de 1.200 pessoas visitaram o Complexo Naval de Ladário (CNLa). Crianças e adultos de escolas públicas e privadas, municipais e estaduais; universidades; instituições de atendimento a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social de várias cidades de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de conhecer a rotina das Organizações Militares (OM’s) do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

Durante o passeio pelo CNLa, os visitantes passam pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (HU-61) e pelos navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso. Os alunos do curso de Administração das universidades passam, especialmente, pelo Centro de Intendência da Marinha em Ladário, a fim de entender as atividades desempenhadas na OM.

Com o propósito de ampliar as possibilidades de futuro na fronteira oeste do País, estudantes de Ensino Médio e Superior que visitaram o Com6ºDN assistiram a palestras de como ingressar na Marinha.

Outra atração durante as visitas é a Sala de Memória “Tenente Maximiano”, que reúne peças históricas do Com6ºDN, como um dos motores originais do Monitor Parnaíba, navio mais antigo da Marinha do Brasil ainda em atividade, tendo participado da 2ª Guerra Mundial.

Do total, cerca de 200 crianças e adolescentes participaram, em 2019, do Projeto Marinheiro Por Um Dia, a bordo do Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, onde puderam acompanhar as fainas de suspender, abarrancar e desabarrancar; tiveram aula de nós e voltas, conheceram tradições navais, como o sino de bordo, apitos e Cerimonial à Bandeira, entre outras atividades marinheiras.