Soamar Ladário-Corumbá completa 40 anos

C Alte Arentz acompanhado de Soamarinos de Ladário-Corumbá

 

      No dia 13 de novembro de 2019, a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Ladário-Corumbá completou 40 anos. Desde 1979, voluntários da região, de forma ampla e espontânea, estão engajados na missão de difundir os valores cultuados pela Marinha do Brasil, com destaque para a mentalidade marítima, abrangendo a extensa gama de atividades afetas à Amazônia Azul, como também o dinamismo que envolve as águas interiores.

      A presidente da Soamar Ladário-Corumbá, Professora Terezinha Baruki, relembrou na cerimônia Amigos da Marinha, realizada no dia 7 de novembro no Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), que o Patrono da Soamar, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, completaria 100 anos em abril de 2019. “É uma honra completarmos 40 anos de criação no mesmo ano do centenário do idealizador do nosso grupo”.

      Dentre as relevantes atividades promovidas pelos Soamarinos em prol da população de ambos os municípios, destaca-se o Programa Educação e Civismo no Pantanal (EduCiPan), promovido em parceria com o Com6ºDN, com objetivo de resgatar valores cívicos e despertar a conscientização ambiental.

     “Os eventos, realizados em conjunto com a Banda de Música do Com6ºDN, já aconteceram em 32 escolas da região, provocando em mais de 11 mil alunos reflexões acerca do patriotismo e da preservação do Pantanal”, calcula a Presidente Terezinha Baruki.

      Como parte das comemorações alusivas ao 40º aniversário da Soamar Ladário-Corumbá, cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental participaram, no dia 12, do 1º Encontro Educação e Civismo no Pantanal, onde foram apresentados 17 projetos com o tema meio ambiente, desenvolvidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano.

      O Comandante do Com6ºDN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, destaca que a Soamar Ladário-Corumbá, ao longo de quatro décadas, estreitou substancialmente o relacionamento da Marinha do Brasil com a população na estratégica Fronteira Oeste do País. “Com essa parceria fabulosa, estamos logrando disseminar, perante vários segmentos da nossa sociedade, os nossos valores e tradições navais, fomentando a mentalidade marítima na nossa população e o amor pela nossa Pátria”.