Comando do 6º Distrito Naval realiza Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha

C Alte Arentz e Professora Terezinha Baruki com agraciados

 

O Comando do 6º Distrito Naval realizou, na noite do dia 7 de novembro, no Hotel de Trânsito da Marinha em Ladário, Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha, a qual agraciou 20 personalidades civis e militares de Mato Grosso do Sul.

O evento foi presidido pelo Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, que parabenizou e agradeceu os agraciados. “A Medalha Amigo da Marinha materializa o reconhecimento e respeito por tudo que os senhores fizeram e fazem em prol da Marinha do Brasil (MB) e da sociedade”, ressaltou.

“É com grande prazer que os vemos recebendo essa honraria da MB e fazendo parte do grupo de pessoas que acreditam no Brasil e nas instituições”, parabenizou a presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Ladário-Corumbá, Professora Terezinha Baruki, que citou, ainda, as atividades realizadas pela SOAMAR, como o projeto EduCiPan (Educação e Civismo no Pantanal).

A cerimônia foi marcada pela expressiva presença de diversas personalidades e autoridades locais, além dos familiares dos agraciados e demais condecorados em anos anteriores com a medalha.

A medalha Amigo da Marinha foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.

O Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado em 06 de novembro, data natalícia do Ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, responsável pela criação da Sociedade Amigos da Marinha e sua expansão para todo o País e, neste ano, a data foi revestida de valor especial, pois marcou o centenário do seu fundador e patrono.