Alunos destaques da rede pública de Ladário são premiados com projeto Marinheiro Por Um Dia

Professores e alunos a bordo do NTrFlu Almirante Leverger

 

No dia 16, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou mais uma edição do projeto Marinheiro Por Um Dia. A bordo do Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Almirante Leverger”, mais de 30 alunos das turmas de quinto ano de oito escolas municipais de Ladário navegaram no Rio Paraguai.

Ao longo da manhã, os jovens presenciaram as fainas de suspender e atracar; tiveram aula de nós e voltas e conheceram algumas tradições navais, como o sino de bordo, apitos e Cerimonial à Bandeira. A programação do projeto contemplou, ainda, palestra sobre como ingressar na Marinha do Brasil.

Participaram do projeto os três alunos de cada turma que obtiveram a melhor nota nas avaliações formativas da Rede Municipal de Ensino de Ladário, aplicada como preparatório para Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil.

A Secretária de Educação de Ladário, Elizama Medina Reis, participou da visita e ressaltou que os estudantes tiveram uma excelente oportunidade. “Eles amaram o passeio, e nós ficamos muito satisfeitos, porque é uma forma de incentivá-los a estudar. Aqui na nossa região é tudo tão pertinho, mas ao mesmo tempo tão distante dos nossos alunos. O Marinheiro Por Um Dia, além de aproximar esses jovens de outra realidade, mostrou a eles que vale a pena se dedicar e acreditar no futuro”.

Hugo Gabriel Carneiro, 10 anos, aluno da E.M. Professor João Baptista, disse que gosta de estudar para incentivar a irmã mais nova. “Ela tem cinco anos e me disse que iria seguir meus passos, então isso me motiva. Fiquei feliz de saber aqui no navio que posso ser Marinheiro se eu continuar estudando. Também achei legal a aula de nós e de ter visto muitos bichos no rio, como ariranhas e pato”.

Os certificados de bom desempenho nas avaliações foram entregues a bordo do navio.