Marinha do Brasil realiza Cerimonial à Bandeira no Cais de São Félix do Araguaia-MT

Militares da AgSFAraguaia durante o Cerimonial a Bandeira

Militares da AgSFAraguaia durante o Cerimonial a Bandeira

 

 

A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, Organização Militar (OM) subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou, no pôr do sol do dia 11 de outubro, Cerimonial à Bandeira Nacional, no cais municipal, para a comunidade São Felicense. A cerimônia é uma tradição naval, na qual o Pavilhão Nacional é hasteado, diariamente, às 8h, permanecendo no mastro principal de todos as OMs da Marinha até o pôr do sol, quando é arriado.

A cerimônia foi realizada durante as festividades do 1o Campeonato de Pesca de São Félix do Araguaia e contou com a presença do Senador Wellington Fagundes; Prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite; Deputado Federal Nelson Barbudo; Deputado Estadual Max Russi; Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga; Superintendente do DNIT-MT Orlando Fanaia; Superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste Nelson Vieira Fraga Filho, entre outras autoridades regionais.

Também participou do evento um destacamento operativo de 25 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, empregados pela Marinha como parte da Operação Verde Brasil na região.

No cerimonial, foram narrados todos os procedimentos realizados pelos militares, bem como explicação sobre a Bandeira Nacional e as tradições da Marinha, como o apito marinheiro. Ao final, o Senador Wellinton Fagundes ressaltou a importância do trabalho da Marinha na segurança do tráfego aquaviário no Rio Araguaia, bem como das Forças Armadas para o Brasil.