Meios navais, aeronavais e Fuzileiros Navais participaram da operação que contou com mais de 400 militares na região de Cáceres-MT
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, realizou a “Operação Celeiro IV” no Estado de Mato Grosso, entre os dias 11 e 29 de março. No período, foram executadas atividades inerentes às tarefas do Com6ºDN, como adestramentos de Operações Ribeirinhas, Operações de Patrulha Naval e Manutenção de Balizamento Hidrográfico, além de visitação pública às embarcações, onde cerca de 250 pessoas conheceram os compartimentos e aprenderam sobre a história e a rotina dos navios da Marinha do Brasil.
A Operação, realizada na região pantaneira de Cáceres-MT, contou com a participação de mais de 400 militares, meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais do Com6ºDN, sendo eles: sete navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), um helicóptero “Esquilo” e um grupamento operativo de fuzileiros navais. Os exercícios tiveram, também, o apoio de meios do Comando-em-Chefe da Esquadra, com emprego da aeronave AF-1, que simulou a neutralização de pistas clandestinas e apoio de fogo para conquistar o objetivo em terra, da Força de Fuzileiros da Esquadra, bem como de uma Lancha Guardian-25 do Exército Brasileiro e de um avião A-29 e destacamento de Guia Aérea Avançada da Força Aérea Brasileira.
O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, destacou que as atividades realizadas reforçam a presença do Estado na fronteira oeste do País. “A participação das Forças Armadas em nossa região é de suma importância, não só no contexto relacionado às questões de Defesa, mas também nas questões afetas ao apoio ao combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Vimos, no contexto dessa operação, o empenho e a dedicação de nossos militares mesmo com as particularidades do Pantanal, como o calor extremo durante o dia, o frio e a chuva à noite e outras intempéries, decorrentes da vida silvestre e inóspita. Essa percepção faz com que nosso sentimento de patriotismo seja cada vez mais renovado”.
O Comandante do ComFlotMT, Capitão de Mar e Guerra João Jorge Cabral de Oliveira, também ressaltou a importância de iniciativas das Forças Armadas, particularmente, em trechos muito isolados do Pantanal. “Hoje, a Marinha do Brasil em Ladário conta com navios operativos e de assistência hospitalar, e as atividades promovidas por meio dessas embarcações fazem com que a população ribeirinha perceba a presença do Estado de forma positiva. Outro destaque relevante dessa atuação é a oportunidade para adestrar nossos militares, além de integrar as três Forças”.