Marinha do Brasil apoia projeto Ribeirinho Cidadão 2019 em Mato Grosso com atendimentos no NAsH “Tenente Maximiano”

Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” participa da etapa fluvial, que acontece até 14 de fevereiro

 

 

Começou nesta semana, 4 de fevereiro, a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão em Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá), em solenidade realizada às margens do Rio Cuiabá. O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” iniciou os atendimentos no dia 31 de janeiro, antes da abertura oficial das ações da etapa fluvial, que segue até o dia 14 deste mês. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e conta com o apoio de várias instituições, entre elas, a Marinha do Brasil.

O titular da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Capitão de Corveta Thiago Cristiano Muniz Santos, participou da cerimônia de abertura, representando o Comando do 6º Distrito Naval. “O Poder Judiciário é exemplo para todas as instituições. Sabemos que a logística para essa expedição não é fácil, mas tudo isso foi superado pelo amor. Esse grande ato de amor ao próximo se materializa aqui”, destacou o Comandante Cristiano.

A equipe médica e odontológica embarcada no navio, também conhecido como "Navio da Esperança do Pantanal", realizou, só no dia da abertura do projeto (4), 195 atendimentos médicos e odontológicos, contemplando 542 procedimentos/ intervenções, além de distribuição de 1.711 medicamentos. Também foram promovidas Ações Cívico-Sociais (AciSo), com corte de cabelo e visitação pública ao navio.

O comerciante Romero Gustavo Reis elogiou o trabalho do NAsH. “Acho muito bom, pois todo ano a Marinha vem. Tenho muito a agradecer, o povo fica feliz com esses atendimentos, porque muitos não têm condições de ir para Cuiabá, o acesso é mais difícil. O pessoal já sabe quando dizem “o barco já chegou” e como essa população é muito carente, então todo mundo vem mesmo”, comentou.

 

Fonte: Com informações do TJMT.