Com6DN recebe comitiva da Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6DN) recebeu, no dia 11 de janeiro, Comitiva da Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT, com o objetivo de discutir as ações previstas para as comemorações dos 300 anos da capital mato-grossense, em conjunto com o aniversário de 100 anos da Delegacia Fluvial de Cuiabá. As datas são comemoradas nos dias 8 de abril e 12 de março, respectivamente. A reunião foi presidida pelo Comandante do Com6DN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.
Na ocasião, o Com6DN se prontificou a doar à cidade as réplicas de uma âncora e de um canhão naval do século XIX, a serem fixados na Praça Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. A Prefeitura fará a revitalização da base do busto “Almirante Leverger”, localizado na mesma praça.
A Marinha do Brasil irá, ainda, presentear a capital com um busto do Almirante Tamandaré, a ser inaugurado na Orla do Porto de Cuiabá. “Há uma ligação muito forte entre a Marinha e a cidade de Cuiabá e esta é uma oportunidade de aliarmos os dois aniversários, no intuito de colaborarmos com várias ações que possam beneficiar os cuiabanos”, disse o Contra-Almirante Arentz.
Outras iniciativas para as comemorações estão sendo analisadas pelo Com6DN e pela Prefeitura de Cuiabá, como por exemplo, a possibilidade de disponibilizar os navios NAsH Tenente Maximiano (ComFlotMT) e Agência Escolar Flutuante “Esperança do Pantanal” (CFPN), a depender do regime das águas, bem como apresentações da Banda de Música do Com6DN e da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.
A Marinha do Brasil poderá, também, realizar o transporte do monumento que a cidade de Cuiabá irá ofertar à Corumbá-MS, como retribuição a um presente enviado à capital mato-grossense há um século, em homenagem aos seus 200 anos e aos heróis que lutaram na Guerra do Paraguai.
A Secretária Municipal Extraordinária dos 300 Anos, Cely Maria Auxiliadora Barros Almeida, membro da Comitiva, ressaltou que essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar a Cuiabá presentes que se estendam além da celebração. “Queremos incorporar a Marinha à comemoração, porque ela é a Força que tem ligação mais direta com a origem da nossa cidade”.
Após as tratativas dos assuntos, o Contra-Almirante Arentz conduziu uma palestra sobre as atividades da Marinha do Brasil na Fronteira Oeste. Em seguida, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Voulo, apresentou um vídeo institucional referente aos 300 anos da cidade. A Comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Monitor Parnaíba, navio que participou da 2° Guerra Mundial e é o mais antigo da instituição, em pleno funcionamento.