
Palestra ressaltou as atividades prestadas na Fronteira Oeste (Foto: Victor Chileno)
O Comandante do 6o Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, foi convidado a apresentar, no dia 13 de novembro, em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), palestra sobre os trabalhos realizados pela Marinha do Brasil em prol da população sul-mato-grossense.
Na oportunidade, após breve apresentação sobre a área de jurisdição do Com6oDN, bem como seus meios e Organizações Militares subordinadas, o Contra-Almirante Arentz destacou alguns dos serviços prestados nas regiões de difícil acesso do Pantanal, além do papel de defesa da Pátria. “Eventualmente, prestamos apoio às evacuações aeromédicas. Há poucas semanas, por exemplo, socorremos uma senhora de 80 anos picada por cobra, a pedido do Corpo de Bombeiros, que não tinha condições de chegar ao local”, contou.
O Comandante do Com6oDN ressaltou outras atividades subsidiárias conduzidas pela Marinha prestadas às populações ribeirinhas, especialmente pelo Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano. “Em 2017, contabilizamos mais de seis mil atendimentos médicos e odontológicos e cerca de dois mil, até agora, em 2018, além dos mais de 180 mil medicamentos distribuídos em ambos os anos”.
O deputado João Grandão, ao final da apresentação, destacou o benefício que o Com6oDN também faz aos pequenos produtores de Mato Grosso do Sul. “A Marinha foi pioneira ao aderir à compra de alimentos da Agricultura Familiar, que foi possibilitada pela Lei n. 10.196. Dessa forma, a Marinha leva alimentos de qualidade e ainda incentiva e beneficia o pequeno produtor”, encerrou o parlamentar.