Setembro-2018

Marinha do Brasil fiscaliza tráfego aquaviário no 17º Festival de Pesca de Pontes e Lacerda-MT

Na manhã do dia 23 de setembro, a Marinha do Brasil, representada pela Agência Fluvial de Cáceres, se fez presente no 17º Festival de Pesca de Pontes e Lacerda-MT, a fim de realizar ações afetas ao ordenamento do Tráfego Aquaviário do evento, à Segurança da Navegação, à Salvaguarda da Vida Humana e à Prevenção da Poluição Hídrica. Participaram do festival 85 embarcações na categoria pesca motorizada, que foram vistoriadas pelos militares da Agência Fluvial de Cáceres antes do início da largada.

Alunos da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão visitam a Marinha do Brasil

Na tarde do dia 20 de setembro, 39 alunos da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão visitaram o Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário. Acompanhados por cinco professores e militares da Marinha do Brasil, as crianças e os adolescentes conheceram o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Naval (EsqdHU-4). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a aeronave conhecida como Esquilo, cuja denominação na Marinha é UH-12. Na visita, as crianças puderam entrar no helicóptero e aprender um pouco sobre as missões da Marinha na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Marinha do Brasil fiscaliza tráfego aquaviário do Festival de Pesca de Barra do Garças-MT

No período de 27 de agosto a 03 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, atuou no Festival de Pesca Esportiva de Barra do Garças-MT, maior evento de pesca esportiva da região. A Agência Fluvial conduziu a coordenação do tráfego e a verificação da habilitação dos condutores, documentação da embarcação e do material de salvatagem (coletes e boias). Além da fiscalização, realizou serviço itinerante na cidade.

Operação Ágata reforça segurança na região oeste de Mato Grosso do Sul

No período de 25 a 28 de setembro, o Comando Militar do Oeste, o Comando do 6° Distrito Naval, os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), tais como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, realizaram a operação ÁGATA PANTANAL V. O objetivo é intensificar a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira e fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços.

Agência Fluvial de Cáceres aplica provas para habilitação de arrais amador no interior de Mato Grosso

No último dia 22 de setembro, a Marinha do Brasil, representada por uma equipe itinerante composta por militares da Agência Fluvial de Cáceres, esteve nos municípios de Porto Esperidião-MT e de Mirassol do Oeste-MT para aplicar provas de habilitação de Arrais Amador. Na oportunidade, os militares realizaram um trabalho de conscientização para os aquaviários daquela região. Foram abordados temas a respeito da importância da Segurança da Navegação, do Ordenamento do Tráfego Aquaviário, da Prevenção da Poluição Hídrica por embarcações e da Salvaguarda da Vida Humana.

Comando do 6º Distrito Naval desfila em homenagem aos 240 anos de Corumbá

Cerca de 200 militares do Comando do 6º Distrito Naval desfilaram, na tarde do dia 21 de setembro, em Corumbá, em homenagem ao aniversário de 240 anos da cidade. O desfile Cívico-Militar contou, ainda, com a participação do Exército Brasileiro e mais de 50 instituições públicas e privadas de ensino do município.

Marinha do Brasil promove palestra na Colônia de Pescadores Z1, em Corumbá-MS

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), realizou palestra sobre a “Operação Navegue com Segurança no Pantanal 2018”, no dia 5 de setembro, nas dependências da Colônia de Pescadores – Z-1, no município de Corumbá-MS. Durante a palestra, foi enfatizada a importância de temas relacionados à necessidade do pensamento sobre a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição no ambiente aquaviário.