Capitania Fluvial do Pantanal e Organizações Militares subordinadas realizam “Operação Verão 2017” nos rios e lagos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

        A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6° Distrito Naval,  realiza desde o dia 09 de Janeiro, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a “Operação Verão 2017”.

        Militares da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), da Delegacia Fluvial de Cuiabá, da Agência Fluvial de Cáceres e da Agência Fluvial de Porto Murtinho intensificaram a fiscalização nos rios e lagos da região, além de proferirem palestras educativas para entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores.

        As ações de fiscalização visam aos seguintes aspectos: verificar a validade de habilitação dos condutores, vistoriar a documentação da embarcação, inspecionar o material de salvatagem (coletes e boias), bem como os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, o emprego do etilômetro, visa educar e orientar os condutores, para que não façam uso de consumo de bebidas.

Na primeira semana da Operação foram inspecionadas 99 embarcações, das quais 20 foram notificadas e 2 apreendidas.

A Operação abrangerá cerca de 55 municípios/localidades, com término em 5 de março.

        Segundo o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Carlos Rodrigo Cerveira, a Marinha por intermédio da operação pretende conscientizar o pessoal que utiliza embarcações para o lazer. “Temos que lembrar a eles todos os requisitos de segurança, além da fiscalização com relação a documentação, se todos os equipamentos de salvatagem estão a bordo e orientando aqueles que não estão cumprindo as regras para que passem a cumpri-las”, ressaltou.

A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Procure a Capitania Fluvial do Pantanal e denuncie qualquer situação que represente risco para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e para a prevenção da poluição hídrica. O número do telefone do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR OESTE) é o 185.