Reunião no Centro de Comando Naval de Área do Com6ºDN
Na última segunda-feira, 8 de julho, o Comandante da Operação Conjunta Pantanal II, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, coordenou ações na guarnição de Corumbá-MS, onde se reuniu com autoridades civis e militares das esferas Federal, Estadual e Municipal que estão diretamente envolvidas no combate ao fogo naquela região. O objetivo foi apresentar aspectos de prontidão logística e operacional das Forças Armadas para o cumprimento da missão.
A atividade teve início no auditório do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), integrante da Força Terrestre Componente Pantanal (FTC Pantanal). Naquele local, o General Baganha reforçou a necessidade de se manter a motivação e o profissionalismo neste importante momento de combate aos incêndios no Pantanal.
Na sequência, o Comandante presidiu uma reunião nas instalações do Centro de Operações do Comando do 6º Distrito Naval, oportunidade em que conheceu as atividades desenvolvidas no combate aos incêndios, os equipamentos e recursos humanos empregados pela Força Naval Componente (FNC).
Após isso, a comitiva visitou o Centro de Controle do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (3º GBM) e o Centro de Operações do Ibama, onde identificou as necessidades desses órgãos no que tange à prestação de um apoio logístico oportuno e eficaz. Ao término da atividade, o Comandante Conjunto realizou um voo a bordo do KC-390, meio da Força Aérea Componente (FAC), onde acompanhou uma surtida aérea de combate aos focos de incêndio para constatar a efetividade do uso deste equipamento empregado durante a operação.