Triagem para atendimento na Aldeia Aterradinho
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, realizou Ações de Assistência Cívico-Social (ACiSo) e Assistência Médico-Hospitalar (ASSHOP) nas comunidades ribeirinhas do Tramo Norte do Rio Paraguai e Rio Cuiabá, de 1º de abril a 15 de maio.
No período, foram atendidas mais de 729 pessoas, sendo realizados 377 atendimentos médicos, 352 atendimentos odontológicos, distribuídos 663 kits de higiene dental e entregues cerca de 7.500 medicamentos.
Por ocasião da subida do Rio Cuiabá, o navio chegou à capital do Estado de Mato Grosso, onde realizou atendimentos médicos e odontológicos, além de visitação pública, recebendo cerca de 600 pessoas, entre crianças e adultos, que tiveram a oportunidade de conhecer a rotina marinheira e as formas de ingresso na Marinha do Brasil. Na volta, o NAsH abarrancou, dentre outras localidades, na Aldeia Aterradinho, umas das últimas comunidades indígenas do estado.
Durante a comissão, o navio também participou da 17ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, em colaboração com o Poder Judiciário de Mato Grosso e a Defensoria Pública Estadual.
Para o Comandante do NasH “Tenente Maximiano”, Capitão-Tenente Igor Luiz de Freitas Cobellas, “nessas comissões, a Marinha assiste os casos de urgência, proporciona acompanhamento de pessoas com comorbidade, orienta a população sobre saúde básica e leva esperança às comunidades mais distantes do Rio Paraguai e Rio Cuiabá”, ressaltou.