Comando do 6º Distrito Naval realiza comissão “Ribeirex 2024”

Meios Navais subordinados ao ComFlotMT

 

 

       Com o propósito de realizar adestramento tático em Operações Ribeirinhas, preparar os meios Navais, Aéreos e de Fuzileiros Navais e manter em condições de prontidão a Força Tarefa Ribeirinha (ForTaRib), foi realizada, de 1º a 18 de abril, na região de Porto Murtinho, a Operação AdeRib/Ribeirex.

        Para a ação, foram empregados os navios Monitor “Parnaíba”, Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”, navios-Patrulha “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”, o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), embarcações da Capitania Fluvial do Pantanal, que simularam uma força adversa, uma aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib). Ao todo, participaram da Operação AdeRib/Ribeirex 295 militares.

        Durante a comissão, foram realizados exercícios de Controle de Área Fluvial, estabelecimento de Base de Combate Flutuante (BCF), Batimento de Margens, Assalto Ribeirinho, Reconhecimento e Vigilância (ReconVig) de Locais de Desembarque Ribeirinho, Apoio de Fogo Naval (AFN), Operações Aéreas, exercício de tiro real e emprego conjunto de Procedimento Tático da Lancha de Operação Ribeirinha (LOpRib) Excalibur com tropa de Fuzileiros Navais embarcada. Também foram realizados exercícios de Combate a Incêndio, Alagamento, Postos de abandono, Transferência de Carga Leve (TCL) e Transferência de Óleo no Mar (TOM).

        “Os exercícios contribuem para o aumento do nível de adestramento dos meios e tropas envolvidas, corroborando para o incremento da segurança fluvial na fronteira oeste do país, além de reforçar a presença da Marinha do Brasil no Pantanal”, ressaltou o Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão de Mar e Guerra Cézar Batista Cunha Santos.

Fuzileiros Navais do 3ºBtlOpRib em LopRib Excalibur