A Capitania Fluvial do Pantanal, organização militar subordinada ao Comando do 6° Distrito Naval, realizou, no dia 10 de novembro, cerimônia de encerramento do primeiro Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial de Convés de 2023. Na ocasião, foram entregues a Caderneta de Inscrição e Registro e o Certificado de Conclusão para 18 novos aquaviários.
A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Marcelo Pinto Werneck, que ressaltou a importância dos aquaviários colocarem em prática as orientações passadas durante o curso e a responsabilidade de cada condutor em cobrar e garantir as medidas de segurança do tráfego aquaviário, para salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental.
O curso visa promover a empregabilidade dos cidadãos que trabalham no turismo de pesca e atender as demandas das empresas de pesca esportiva e turismo da região que necessitam de mão de obra qualificada para trabalhar nos barcos hotéis, comuns na região pantaneira.
Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de manobrar com o Simulador de Operação de Rádio e Radar da CFPN, ação que reforça o comprometimento da Marinha do Brasil na formação dos aquaviários pantaneiros, possibilitando o preparo de profissionais capacitados em face aos avanços tecnológicos implementados a bordo das embarcações da região e, consequentemente, contribuindo para o incremento da Segurança da Navegação e para o fomento da Mentalidade Marítima no extremo oeste do Brasil.