Marinha do Brasil leva Assistência Hospitalar e Ações Cívico-Sociais à população ribeirinha do Rio Paraguai

NAsH “Tenente Maximiano” atracado em Porto Murtinho-MS

 

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do Navio de Assistência Hospitalar – NAsH “Tenente Maximiano”, realizou Assistência Médico-Hospitalar (ASSHOP) e Ações de Assistência Cívico-Social (ACISOS) nas comunidades ribeirinhas do Tramo Sul do Rio Paraguai. No período de 13 a 29 de junho, o navio esteve no município de Porto Murtinho e nas seguintes comunidades de Corumbá: Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho, Porto da Manga e Porto Formigueiro.

     Durante a comissão, cerca de 400 pessoas foram assistidas, realizados 376 procedimentos médicos e de enfermagem e 654 procedimentos odontológicos. Adicionalmente, foram distribuídos cerca de oito mil medicamentos, 50 kits odontológicos, além de roupas apreendidas pela Receita Federal e brinquedos arrecadados junto à família naval.

    Além de atendimentos médicos e odontológicos, militares do NAsH “Tenente Maximiano” realizaram ACISO no Orfanato “Casa Lar” e Asilo “Casa São Vicente de Paulo”, em Porto Murtinho, e ministraram palestras sobre higiene bucal nas Escolas Municipais Rurais de Porto Esperança e de Porto da Manga.

    No decorrer dos atendimentos na comunidade de Porto da Manga, a cerca de 80 km de Corumbá pelo rio, uma criança foi diagnosticada com broncoespasmo grave, devido a uma crise asmática. “O paciente recebeu medicação e foi estabilizado. Todavia, avaliou-se que seria necessário sua remoção para o centro médico mais próximo. Solicitamos, então, apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Corumbá, que fez a evacuação do paciente de ambulância até a Santa Casa, para que a criança continuasse com o tratamento necessário”, contou o comandante do NAsH “Tenente Maximiano”, Capitão-Tenente Eduardo Pontual Dubeux.

Evacuação médica em Porto da Manga