
Desfile cívico-militar na Avenida Costanera, em Assunção
De 7 a 30 de maio, o Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” e o (NPa) Navio-Patrulha “Pirajá”, meios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, participaram da Comissão “Platina 2023”, em comemoração ao 212º aniversário da independência da República do Paraguai.No Porto de Assunção, durante o período de dez dias, cerca de 120 militares estiveram envolvidos nos eventos da Comissão.
No dia 14, a Marinha do Brasil (MB), representada por um destacamento do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN),participou do desfile-cívico militar, na Avenida Costanera, na Baía de Assunção. A Banda de Música do Com6ºDN, formada por militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, marchou à frente, tocando a canção “Cisne Branco”. Na ocasião, houve também sobrevoos da aeronave UH-12, comumente conhecida como “Esquilo”, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, reforçando o pronto emprego do Poder Naval brasileiro.
Militares das Forças Armadas paraguaias e autoridades paraguaias e brasileiras foram recepcionados a bordo do NTrFlu “Paraguassu” no dia 17, oportunizando a troca de conhecimentos e experiências.
Visitação pública
Como parte das atividades, os navios estiveram abertos para visitação pública no Porto de Assunção, no dia 15, feriado do Dia das Mães no Paraguai, e no fim de semana, dias 20 e 21. O NTrFlu “Paraguassu” e o NPa “Pirajá” receberam cerca 1.200 pessoas, entre paraguaios, estrangeiros e brasileiros residentes no país.
Crianças e adultos tiveram a oportunidade de conhecer algumas fainas marinheiras, instalações dos navios – como popa, proa e passadiço – e conversar com militares sobre as missões da MB e a importância da Comissão “Platina”, que tem como propósito estreitar laços de amizade com a Armada Paraguaia.
Visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos navios
Ação Cívico-Social
Além da participação no desfile-cívico militar, a MB realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Escola Básica nº 3 “República do Brasil”. Ao longo de quatro dias, militares foram divididos em grupos para realizar serviços de alvenaria (reparos na quadra de esportes e na escada principal), refrigeração (manutenção e limpeza de ares condicionados), elétricos (iluminação das salas de aulas) e pintura geral, além da doação de computadores.
A entrega da ACISO aconteceu na manhã do dia 18, com a presença dos alunos, dos professores, de membros da coordenação e diretoria, de representação da Marinha do Brasil, do Ministro da Educação, do Embaixador do Brasil no Paraguai e do Adido Naval no Paraguai. O evento teve, ainda, participação da Banda de Música do Com6ºDN, que tocou músicas latinas e brasileiras, e apresentação das crianças, que dançaram ao som de uma canção popular paraguaia.
“Só tenho uma palavra para dizer hoje: obrigada! Agradeço, do fundo do meu coração, por este momento que estamos passando e do qual nunca iremos nos esquecer. Penso que cada aluno aqui presente pode perceber todo esse amor e tanta solidariedade. Agradeço, do fundo da minha alma, pela dedicação e pelo carinho à nossa escola”, disse a Diretora Asunción Vall, na ocasião.
ACISO na Escola Básica nº 3 “República do Brasil”