
Evento foi finalizado com apresentação da Banda de Música do Com6ºDN
Foi realizada, na noite do dia 27 de novembro, em Ladário-MS, cerimônia em comemoração aos 85 anos do Navio Monitor Parnaíba (MParnaíba), Navio de Guerra armado em atividade mais antigo do mundo e que participou da 2ª Guerra Mundial.
O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e teve início com cerimonial à bandeira narrado, com a presença de autoridades civis e militares de Corumbá e Ladário.
Durante o evento, foi realizada a obliteração de selo e carimbo comemorativos aos 85 anos do navio. As peças foram obliteradas pelo Alt Esq Olsen, pelo Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, pelo Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão de Mar e Guerra Guilherme José Aguiar De Araujo, e pelo Comandante do MParnaíba, Capitão de Corveta Dison José de Oliveira Santos Filho.
O selo personalizado e o carimbo comemorativo serão utilizados pela Agência Corumbá dos Correios, durante 30 dias, para franqueamento e obliteração das correspondências. Posteriormente, o carimbo fará parte do acervo do museu postal dos Correios em Brasília.
Foram obliterados, também, oito cartões-postais com a história e fatos relevantes do MParnaíba.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante do MParnaíba, CC Dison, destacou as atividades realizadas pelo navio na região pantaneira e o trabalho realizado pelos militares que nele serviram e servem, “o ‘Caverna Mestra da Armada’ parece inabalável com a inexorável marcha do tempo. Demonstrando que continua em plenas condições operacionais e pronto para cumprir sua missão realizando operações de Guerra Naval no ambiente ribeirinho, Patrulha Naval, Patrulhamento e Inspeção Naval, Assistências Cívico-Sociais, Operações de Socorro e Salvamento e Operações Aéreas. Este nível de aprestamento só é possível graças aos esforços diuturnos de todos aqueles que tripularam e tripulam estes conveses, cada um ao seu tempo e com a sua parte, contribuíram para manutenir não só o material, mas também o intangível sentimento de dever perpetuado nestes 85 anos”.
O evento foi finalizado com concerto da Banda de Músicos do Com6ºDN, composta por fuzileiros navais do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que apresentou ao público músicas nacionais e internacionais.
Alt Esq Olsen durante obliteração de cartão-postal
Selo personalizado com imagem do MParnaíba neste ano e em 1937 e os dizeres “O poder, a glória e as tradições da Marinha no Pantanal”