Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” ultrapassa 50 mil atendimentos odontológicos desde sua incorporação

NAsH “Tenente Maximiano”

 

 

    O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” realizou, de 17 a 24 de outubro, ações de Assistência Cívico-Social (ACiSo) e Assistência médico-hospitalar (ASSHOP) nas comunidades ribeirinhas do Tramo Norte do Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense. Durante a comissão, o Navio atingiu a marca histórica de 50 mil procedimentos odontológicos desde o início de suas atividades, em 2009.

    As ações foram promovidas em proveito das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, integrantes do Calendário Nacional de Saúde. Foram atendidas mais de 190 pessoas, sendo realizados 144 atendimentos médicos e 288 procedimentos odontológicos de urgência e entregues 3.568 medicamentos e 82 kits odontológicos. Os militares realizaram palestras orientativas sobre os cuidados de saúde da mulher e do homem, saúde e higiene bucal à população ribeirinha pantaneira.

    Além das atividades de saúde, o Navio apoiou pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e foi utilizado como laboratório flutuante. A bordo, os pesquisadores realizaram estudos nas áreas de saúde, avaliando as condições de assistência médica e sanitária das comunidades ribeirinhas, e na área de etnobiologia, estudando a interação da população ribeirinha com o bioma pantaneiro.