Desfile no município de Corumbá
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), desfilou nos municípios de Ladário e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e em Cuiabá, Cáceres e São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, no dia 7 de setembro, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
Em Ladário e Corumbá, antecedendo os desfiles, o Comandante do 6ºDN, acompanhado dos titulares das Organizações Militares (OM) subordinadas, participou do hasteamento do pavilhão nacional na Praça 2 de Setembro e na Praça da Independência, respectivamente, ao lado de autoridades civis e militares.
Cerca de 260 pessoas participaram dos dois desfiles no Estado de MS, incluindo os pelotões; Diretoria Voluntárias Cisne Branco – VCB Seccional Ladário; crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP); e Banda de Música do Com6ºDN, formada por Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib).
Foram, ao todo, sete pelotões: Corpo de Praças da Armada; Oficiais e Praças do Corpo Feminino; Corpo de Fuzileiros Navais; Guarda Cunha Couto; alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais; VCB; e PROFESP, além da viatura do Comandante-Geral, acompanhado do Estado-Maior; da Guarda Armada; e dos sobrevoos de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste. Por fim, compuseram os desfiles motorizados viaturas do 3ºBtlOpRib e da Capitania Fluvial do Pantanal.
Nos desfiles de Cuiabá, Cáceres e São Félix do Araguaia, a Marinha foi representada pelos militares da Capitania Fluvial de Mato Grosso e das Agências Fluviais das duas últimas cidades, além de representação nos municípios de Chapada dos Guimarães e Sinop.
Atividades cívico-sociais na Semana da Pátria
Ainda em homenagem ao bicentenário da Independência, o Com6ºDN, por meio de suas OM subordinadas, realizou e participou de ações cívico-sociais em seus dois estados de jurisdição. No dia 1º, o Comandante do 6ºDN, acompanhado de titulares e representação das OM subordinadas, participou dos eventos de abertura da Semana da Pátria em Ladário e Corumbá.
Nos dias 1 e 8, militares da Marinha foram convidados a falar com crianças e adolescentes sobre os 200 anos da Independência, carreira, civismo, patriotismo e cidadania na Casa de Recuperação Infantil “Padre Antonio Muller”, em Corumbá. Além do bate-papo, os militares participaram das solenidades de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. O Pórtico do Com6ºDN, fundado em 1873 e considerado um dos cartões-postais da região, recebeu a iluminação de verde, amarelo, azul e branco.
Em Mato Grosso, militares da CFMT promoveram, no dia 1º, cerimônias alusivas à data na Escola Cívico-Militar Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, em Cuiabá; e, de 1º a 6, na Escola Casca III, na Chapada dos Guimarães, com palestras de marinharia e formas de ingresso na Marinha.
Também na capital do estado, foi realizada, no dia 5, palestra com o tema “Marinha e os 200 Anos da Independência”, na E. E. Professora Eliane Digigov. Crianças e adolescentes da E. M. Emeb Henrique da Silva Prado que participariam do desfile cívico-militar no dia 7 receberam adestramento de ordem unida de militares da Capitania.
Em Sinop, no Norte do estado, a tripulação da Agência recebeu, no dia 2, os alunos das escolas públicas Emebs Sadão Watanabe, Valter Kunze, Clara Teixeira e Monteiro Lobato. Na semana seguinte, dia 6, militares de Sinop realizaram o cerimonial à bandeira na Escola Municipal Simão Flach.