No asilo, militares aferiram pressão dos idosos
O Navio-Transporte Fluvial (NtrFlu) “Paraguassu”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), realizou, de 17 a 26 de agosto, a Comissão PATNAV/ACISO, no Tramo Sul do Rio Paraguai.
Durante dez dias, foram realizadas Patrulhas Navais, Inspeções Navais e ações em apoio à Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul e à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
No dia 20, em Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, militares doaram casacos e promoveram atendimento médico no Asilo Lar dos Idosos – São Vicente de Paulo. Nos dias 20 e 21, o Navio promoveu Ação Cívico-Social, com doação de roupas de frio, atendimentos médico e odontológico e orientação nutricional.
Durante os dois dias, o Navio ficou aberto à visitação e os moradores, além de conhecerem as fainas marinheiras, puderam conferir uma exposição dedicada aos 200 anos da Independência do Brasil e conhecer as formas de ingresso na Marinha.
Ao todo, foram realizados 120 procedimentos odontológicos, 50 atendimentos médicos e distribuídos 60 caixas de medicamentos. A moradora de Porto Murtinho Célia Lugo levou as três filhas, de 4, 6 e 8 anos, para atendimento odontológico. “Assim que soube que o Navio estaria na cidade com equipe de saúde corri pra trazer minhas meninas, pois é um atendimento rápido”, disse.
“Além da ação de presença no tramo Sul, do adestramento da tripulação nas atividades operativas, tivemos a oportunidade, ao realizar ações cívico-sociais em Porto Murtinho, de levar saúde, bem-estar e cidadania a famílias mais carentes. No fim, nós também saímos ganhando, pois é gratificante cuidar da nossa gente”, ressaltou o comandante do NTrFlu Paraguassu, Capitão de Corveta Sérgio Luiz Saavedra Frederico.
Filha caçula da moradora Célia Lugo em atendimento odontológico
Criança conheceram passadiço durante visitação