Apresentação dos canhões
O navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço, construído em 1937, Monitor Parnaíba, recebeu a visita de alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande-MS na manhã do dia 26 de abril. O grupo teve a oportunidade de conhecer um navio de guerra e navegar pelo Rio Paraguai.
Após palestra sobre a história e as características do MParnaíba, que neste ano completa 85 anos, e sobre como ingressar na Marinha, os alunos conheceram os principais compartimentos do navio: passadiço, convoo, praça de máquinas, cabines, alojamentos, enfermaria, além dos canhões e das metralhadoras.
Para a aluna Ana Isabela Schmidt, 17 anos, a experiência a bordo de um navio de guerra foi incrível. “Achei tudo muito legal e interessante, mas o que eu mais gostei mesmo foi saber que as mulheres estão cada vez mais inseridas na Marinha e isso é motivo de muito orgulho”.
O passeio no MParnaíba também surpreendeu o aluno Luiz Satoshi Yunomae Oiakawa, 17 anos. “Embarcar em um navio que participou da 2ª Guerra Mundial foi o ápice de tudo que vi aqui. Conhecer as especificidades de canhões que funcionam de verdade foi inimaginável, porque jamais pensei que teria a oportunidade de viver essa experiência, superou qualquer expectativa”, disse.
Palestra sobre o MParnaíba