Novos Marinheiros-Recrutas participam do projeto “Para poupar é só começar” do NAS/Com6°DN

     MN-RC na oficina de Educação Financeira

 

 

     O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 6° Distrito Naval promoveu, no dia 6 de agosto, oficina de Educação Financeira aos 61 Marinheiros-Recrutas - Turma 2/2021, que ingressaram na Marinha do Brasil (MB) no dia 2 de agosto.

     A atividade faz parte do Projeto “Para poupar é só começar”, cujo propósito é despertar a reflexão dos novos militares acerca da aplicação dos conceitos do tema “Educação Financeira”, pensando em qualidade de vida.

     Na oportunidade, a Encarregada do NAS falou sobre a importância da educação financeira para evitar riscos e identificar oportunidades e explicou diversos conceitos, tais como: consumo x consumismo; necessidade x desejos; cartão de crédito; empréstimos; reserva de emergência e uso de planilhas financeiras.

     Ao final, os militares participaram de uma dinâmica, que permitiu a cada um realizar o diagnóstico de sua situação financeira. Os participantes receberam um lápis e uma folha em branco para que pudessem registrar a renda familiar, as despesas e identificar se possuíam dívidas, sendo estimulados a pensarem em maneiras para ajustar o orçamento e traçar metas.

     Os novos Marinheiros foram, ainda, incentivados a criar uma reserva de emergência e a juntar dinheiro para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazos sem fazer dívidas.