Resgate foi efetuado com auxílio de aeronave UH-12
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, resgatou, em menos de 24h, dois moradores de regiões de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense.
O primeiro resgate foi efetuado no final da manhã de ontem (17), de um senhor de 67 anos na região do Taquari, a cerca de 70 km de Corumbá-MS. O senhor apresentava dores e obstrução urinária.
O segundo foi na região de Porto Índio, a aproximadamente 150 km de Corumbá-MS, de um menino de 11 anos, que sofreu uma queda e apresentava fratura no braço e antebraço.
Os resgates foram efetuados com o auxílio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Com6ºDN.
O deslocamento foi feito com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) e, na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é realizado após solicitação do Corpo de Bombeiros, apenas em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.
Menino apresentava fratura no braço e antebraço